fbpx

A neutralidade insustentável do coach

voltar ao Blog
A neutralidade insustentável do coach

Acredita-se amplamente que um coach deve ser neutro. Mas o que significa neutralidade?

Podemos resumir as várias definições que encontramos nos artigos sobre o assunto em três NÃOs: não influencie, não julgue, não participe.

Mas diante de uma exortação para não fazê-lo, devemos nos perguntar o que fazer em vez da ação desaconselhável.

Se não queremos influenciar o coachee, o que mais queremos fazer?

Paul Watzlawick escreve: “Você não pode não influenciar. É, portanto, absurdo perguntar como evitar influência e manipulação. Só nos resta decidir, e nunca estamos isentos, como essa lei fundamental da comunicação humana pode ser usada da forma mais responsável, humana, eticamente correta e eficaz.”

Por outro lado, nosso cliente não nos paga apenas para ser influenciado por uma pessoa em quem confia?              

E se não queremos julgar, achamos que isso é possível? O julgamento é uma função automática e vital da nossa mente. Como gostaríamos de escolher as “perguntas poderosas” a serem feitas ao cliente, exceto em nossa avaliação e julgamento.

E então se não queremos participar, como queremos nos identificar com os vários atores que o cliente cita para convidá-lo a considerar seu ponto de vista?

Um conceito enganoso

Ouso dizer que um coach que diz: “Sou neutro!” ou mesmo apenas “quero ser neutro!” corre um grande risco de enganar a si mesmo e ao coachee.

Será induzido a suprimir, não reconhecer e não aceitar suas intenções, emoções, avaliações e julgamentos. E como estes são fisiologicamente inevitáveis, eles determinarão seu comportamento sem perceber e, portanto, sem ser capaz de gerenciá-los.

A eficácia do coaching

Neste ponto devemos fazer algumas reflexões sobre a eficácia do coaching e os fatores que o determinam. Há tantas teorias sobre eficácia quanto escolas de coaching e eu apenas menciono a posição da abordagem sistêmica.

Em uma perspectiva sistêmica, o coaching é um processo de co-evolução e co-criação em que coaches e coachees mergulham juntos para encontrar novas soluções. Apesar de ter uma clara divisão de papéis, ambos abordam o tema proposto pelo cliente, cada um com seus próprios valores, experiências e estruturas mentais.

A neutralidade certamente não seria uma atitude funcional para este processo.

A alternativa: consciência e transparência

Na base do princípio da neutralidade está certamente uma intenção nobre e compartilhável que quer proteger a liberdade e autonomia do cliente e evitar o abuso de poder por parte do coach.

Minha crítica certamente não é contra essa intenção, mas contra o conceito de neutralidade como receita para conter um possível abuso do coach.

Em vez disso, proponho outro conjunto de conceitos: consciência e transparência.

O coach que reconhece e aceita suas intenções, emoções, avaliações e julgamentos pode gerenciá-las conscientemente e compartilhá-las abertamente com seu cliente. Ao expor de forma transparente suas intenções permite que o coachee mantenha a distância necessária para avaliar se está de acordo com suas necessidades.

A necessidade de supervisão

Consciência e transparência, no entanto, são duas habilidades que não são aprendidas de uma vez só, mas que requerem alinhamento contínuo.  Acreditamos que a supervisão periódica é um investimento absolutamente necessário para aqueles que querem praticar coaching de forma responsável. Mesmo depois de anos de experiência, você não será capaz de reconhecer por si mesmo todos os pontos cegos e armadilhas que a mente cria para nós.

O método de constelações de gestão é uma ferramenta particularmente eficaz para a supervisão. Ao representar seu próprio mapa mental da relação de coaching, o coach pode se colocar no lugar do coachee e experimentar em sua própria pele como este último experimenta o processo. Com base nessa experiência, pode simular atitudes alternativas, comportamentos e intervenções e testar seu efeito no coachee.

Texto escrito por Georg Senoner, traduzido para português por Jorge Manuel Dias para o Treinamento Internacional em Gestão Sistêmica – Ferramentas e Soluções para Organizações.


newsletter

Digite seu e-mail para receber nossas atualizações